Consultoria em Governança Corporativa
A Governança Corporativa é o método pelo qual as empresas e demais organizações são geridas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, do conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa buscam a conversão de princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses e com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização.
Os princípios básicos de governança corporativa são divididos em quatro pilares: (i) Transparência, (ii) Equidade, (iii) Prestação de contas (accountability) e (iv) Responsabilidade corporativa.
A ValorUp, por meio de seus sócios e profissionais altamente capacitados e devidamente inscritos no IBGC e CNAI, dentre outros órgãos, atuam no mapeamento da maturidade da governança corporativa da empresa, na implementação de políticas e códigos e na estruturação/criação de conselhos (de administração, fiscal e familiar) e comitês (ética, governança, compliance e auditoria).
-
Assessoria e implementação de comitês e conselhos
-
Revisão de informações preparadas para comunicação com os stakeholders (instituições financeiras, investidores, acionistas, etc.), sob a ética técnica e de atendimento de suas expectativas de informação, tais como:
- Demonstrações Financeiras.
- Relatórios da administração.
- Formulários de referência (Companhias abertas)
-
Auditoria interna baseada em riscos
-
Diagnóstico do modelo atual da companhia comparado com o código de governança corporativa e preparação de plano de ação para implementação de um modelo almejado pela companhia
-
Participação como membro independente e especialista em finanças em Conselho de Administração, Comitê de Auditoria ou Conselho Fiscal - com certificação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)